11 - Dicas do CEO - José Rubens Cavalari Blog - 1 Verdade Dura Que Os Líderes Precisam Saber Sobre Gestão De Pessoas
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Dicas do CEO - José Rubens Cavalari
1 Verdade Dura Que Os Líderes Precisam Saber Sobre Gestão De Pessoas
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QUER UM GRANDE SEGREDO SOBRE A GESTÃO DE PESSOAS? EU TENHO UMA DICA QUE VAI AJUDAR

Você tem um espelho à mão? Pode ser que você precise de um.

Em um post recente publicado no Chief Learning Officer, o especialista em liderança Ken Blanchard compartilhou um insight sobre liderança.

Em “Feitas Para Durar”, Jim Collins criou uma metáfora interessante usando um espelho no canto do escritório para explicar a diferença entre um líder servidor e um líder autossuficiente.

Quando as coisas estão indo bem em uma organização administrada por um líder autônomo, esse líder tende a se olhar no espelho, bater no peito e dizer: “olha o que eu realizei”.

Mas quando as coisas dão errado, esse líder olha pela janela para ver quem é o culpado pelo fracasso.

Os líderes servidores abordam as coisas de maneira diferente. Quando as coisas dão errado, eles olham no espelho e consideram o que poderiam ter feito de diferente.

Quando as coisas vão bem, eles olham para a janela para encontrar os responsáveis pelo feito.

Ao combinar partes iguais de um líder e um servidor, um líder servidor cria um equilíbrio que cria ótimos resultados e uma grande satisfação em seu pessoal.

Os líderes servidores são os líderes que precisamos hoje.

Agora que Blanchard apontou sucintamente o caminho para a forma mais verdadeira de liderança, eu farei a você uma pergunta honesta: onde você se posiciona como líder?

Quando você leva a sua liderança para uma liderança servidora, toda a sua organização se beneficiará do tremendo impacto de um líder servidor nas pessoas e lucros da sua companhia.

Aqui estão alguns dos principais benefícios.

 

#1. OS LÍDERES SERVIDORES AUMENTAM A ATENÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

A Universidade de Illinois, em Chicago, realizou recentemente um estudo de liderança com 961 funcionários de 71 restaurantes Jason’s Deli, divididos em 10 regiões metropolitanas dos Estados Unidos.

A pesquisa revelou que, quando os chefes atuam como funcionários de seus funcionários, todos saem ganhando.

Aumentos mensuráveis nas principais métricas do negócio, como o desempenho no trabalho (6%) e atendimento ao cliente (8%) foram observados.

Mas a maior melhoria experimentada foi encontrada na retenção de funcionários (um enorme aumento 50%).

#2. LÍDERES SERVIDORES AUMENTAM A CONFIANÇA

Stephen Covey destaca o comportamento confiante de líderes que estão culturalmente enraizados nas estruturas de algumas grandes empresas conhecidas pelo alto envolvimento dos funcionários.

Entre os comportamentos dos líderes servidores, destacam-se:

1.         Criar transparência: estar aberto e ser autêntico, não esconder informações e não ter agendas ocultas.

2.         Confrontar a realidade: ver a verdade sem sombras, não contornar os problemas reais e abordar as coisas difíceis de maneira direta.

3.         Manter os compromissos: acompanhando, certificando-se de que os compromissos são mantidos.

 

#3. LÍDERES SERVIDORES SUPERAM A CONCORRÊNCIA

Um estudo de James Sipe e Don Frick comparou as empresas do livro “Feitas Para Durar” com as empresas que aplicaram princípios de liderança servidora.

A pesquisa baseou-se nas métricas usadas por Collins para avaliar o desempenho financeiro das 11 empresas mostradas no livro.

As empresas foram então comparadas com 11 empresas de capital aberto que são frequentemente citadas na literatura como tendo culturas de liderança servidora.

A comparação levou em consideração um período de 10 anos que terminou em 2005.

Eles descobriram que, durante esses anos, as 500 maiores empresas (ou seja, a Standard & Poor’s 500) tiveram um aumento de caixa de 10,8%.

As 11 empresas estudadas por Collins registraram um excelente retorno de 17,5%.

No entanto, os ganhos das empresas com liderança servidora alcançaram um surpreendente aumento de 24,2%.

Isso significa que as empresas com liderança servidora são até melhores do que as empresas de “Feitas Para Durar”.

COMO LEVAR ISSO PARA NOSSAS EMPRESAS?

Muitas pessoas acreditam que os grandes líderes são carismáticos, têm uma presença dominante, são visionários e educados em escolas de elite.

Quase todos os líderes das empresas com alto desempenho não possuem esses traços. Em vez disso, possuem habilidades de liderança servidora.

Esses líderes trabalham centrados nas pessoas, valorizando os outros e acreditam ter o dever de administrar a empresa.

Quase todos são operadores humildes e apaixonados que estão profundamente envolvidos nos detalhes de seus negócios.

Os funcionários dessas empresas têm grande engajamento emocional, lealdade e produtividade, e superam a concorrência diariamente.

Se você quer ser um líder de alto desempenho, esse é um exemplo a seguir.

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